Dificuldades
A dificuldade para ter o mínimo
Para ajudar crianças e adolescentes, projeto Jovem Atleta busca doações de material escolar
Carlos Queiroz -
A proximidade de mais um ano letivo vem acompanhada da preocupação de como será para estudantes em situação de vulnerabilidade social terem acesso ao material escolar. Pensando nisso, o projeto Jovem Atleta está recebendo doações até a próxima terça-feira, dia 15. Para quem recebe a ajuda, um alívio e a garantia do básico para o aprendizado.
Serão beneficiadas primeiramente cerca de cem crianças e adolescentes, com idades entre sete e 16 anos. Mas segundo o coordenador do projeto, Carlos Oliveira, se conseguirem atender mais pessoas, melhor. "Quanto mais doações vierem, mais kits nós conseguimos montar. A maioria já vai para o Ensino Médio e a quantidade de material muda, ao invés de ser um caderno, são dois ou três de dez matérias. Queremos montar as doações conforme a necessidade da criança e do adolescente, para não faltar aquilo que precisam", comenta.
Para contribuir, as doações de materiais escolares podem ser feitas diretamente na sede do Jovem Atleta ou também através de PIX. Neste caso, o pedido é de contribuições de R$ 60,00, para a compra dos itens, mas caso não seja possível, são aceitos valores menores ou maiores. "Toda ajuda é bem-vinda e muito importante para podermos estender a mão para essas famílias, para essas crianças. Se não for a nossa solidariedade, nosso amor ao próximo, o que seria dessa gente?", questiona. Até o momento, foram arrecadados 40 kits em parceria com o projeto Girassol.
Uma realidade difícil
É em uma residência humilde no bairro Getúlio Vargas que mora Richele dos Santos, 27, e mais quatro pessoas. Entre elas, sua mãe, que recebe um salário mínimo e é a única fonte de renda da família. Com um bebê que possui menos de um mês de vida nos braços, a jovem conta que o dinheiro dá apenas para pagar a conta de luz e fazer as compras no supermercado.
Devido às dificuldades financeiras, Richele conta que fica difícil adquirir o material escolar para as duas filhas e a sobrinha, que mora com ela. "Não teria condições, porque a mãe só consegue comprar comida, e ela escolhe o alimento, para não deixar as crianças com fome", comenta. Para Rozeli e Vitória dos Santos, ambas com 11 anos, as doações são importantes, pois ajudam aqueles que mais precisam. As primas que afirmam gostar de estudar, dizem que um material escolar "direitinho" ajuda na hora de aprender.
Outras maneiras de ajudar
O projeto Jovem Atleta, que por muitos anos tinha como foco principal o esporte, tem se tornado cada vez mais uma instituição de ajuda em outras áreas. Nos últimos dois anos, foram beneficiadas mais de 1,3 mil famílias em situação de vulnerabilidade social do loteamento Getúlio Vargas e da Sanga Funda. Além de alimentos, também foram doados itens de higiene pessoal, roupas, entre outros. Quem tiver interesse em contribuir, pode entrar em contato com Carlos pelo telefone (53) 99192-0441. São aceitos todos os tipos de contribuições.
O coordenador já adianta que além do futebol para meninos de oito a 17 anos, em breve também serão ofertadas aulas de balé, zumba e capoeira.
Kit de material escolar
- Dois cadernos
- Dois lápis
- Duas borrachas
- Uma caixa de lápis de cor
- Uma caixa de canetinha
- Quatro canetas
- Uma régua
- Uma cola
- Uma tesoura
- Um estojo
Como ajudar
Doação em PIX: 53991920441
(*Valor sugerido: R$ 60,00)
Doação presencial: rua Três número 270, loteamento Getúlio Vargas, no bairro Três Vendas
Contato: (53) 99192-0441 - Carlos Oliveira
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário